quarta-feira, 7 de março de 2012

Agapornis Personata


DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS: Não existem características exteriores que permitam distinguir os machos das fêmeas. Um amante de aves experiente pode sentir a diferença entre os ossos pélvicos, que no caso das fêmeas são mais afastados. Em muitos casos, a fêmea é maior do que o macho.

CARACTERÍSTICAS SOCIAIS: Quando estão juntos, os agapornis personata, são aves gregárias que podem ser criadas em grupo, sem quaisquer problemas. Pode também adquiri-los e alojá-los em recinto fechado numa gaiola espaçosa. No entanto, deve Ter atenção, caso não adquira estas aves ao mesmo tempo. As aves solitárias não aceitam facilmente um intruso.

ALOJAMENTO
ADEQUADO: Estas aves podem ser criadas num viveiro ao ar livre ou em recinto fechado ou numa gaiola (de criação) espaçosas. Embora estas aves sejam excelentes voadoras, também gostam de fazer acrobacias e de trepar. Por conseguinte, pode criá-las numa gaiola que seja mais alta do que larga. De qualquer maneira, o viveiro ou a gaiola devem ser feitos de um arame extremamente resistente para o gradeamento. Não vale a pena colocar plantas no viveiro, uma vez que as aves roem-nas até as desfazerem, em menos de um ápice.

TEMPERATURA AMBIENTE: Não terá de tomar quaisquer medidas extraordinárias no caso de criar estas aves ao ar livre, desde que tenham acesso a um abrigo noturno que as proteja da gaiola.

ALIMENTAÇÃO: Estas aves devem ser alimentadas com uma boa mistura de alimento para periquitos, que pode suplementar com pequenas quantidades de frutos e ervas. Durante a época de gestação, deve proporcionar-lhes suplementos e alimento à base de ovos. Devem sempre dispor de uma mistura de areia.

ATIVIDADE: Estas aves são enérgicas e ativas e utilizam todos os espaços do viveiro ou gaiola. Adoram banhar-se na água e o seu canto pode ser muito ruidoso e lancinante.

CRIAÇÃO: É aconselhável não tentar fazer criação destas aves antes de atingirem um ano de idade. Uma caixa de ninho adequada deve Ter na base uma área de 25x25 centímetros e uma altura de 30 centímetros. Constroem um ninho a partir de todos os tipos de materiais toscos. Põem três ou quatro ovos que a fêmea choca durante um período de 18 a 20 dias, aproximadamente. A plumagem ocorre passados cerca de 45 dias. Algumas semanas após as cria nascerem. Os pais podem manifestar comportamentos agressivos contra elas. Assim. É aconselhável retirar as crias na ocasião propícia. Estas aves podem perfeitamente ter várias gestações por ano, mas não deve permitir que fiquem exaustas, retirando a caixa de ninho após a Segunda gestação.

MUTAÇÕES: Existe uma variedade de mutações. A semelhança dos periquitos de rosto de pêssego, existem mutações claras, escuras e verdes-olvia, bem como mutações cor de malva, azul-celeste e azul-cobalto, por vezes em combinação com tons pastel. Finalmente, existem também lutinos (amarelo com olhos vermelhos) e albinos (branco com olhos vermelhos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores